domingo, 9 de dezembro de 2007

Como encaminhar os resíduos para a coleta seletiva

O Julio Pinhel do Instituto Rede Cata Sampa nos enviou algumas informações de como se contatar alguém para coletar seus resíduos:

Para implantar programas de coleta seletiva a primeira etapa é a conscientização e sensibilização das pessoas para que entendam a importância e possam colaborar neste processo. O grande problema da coleta seletiva atualmente é a coleta em si, ou seja, combinar com entidades, seja prefeitura ou catadores, que passem periodicamente para recolher o material. Esse é o ponto crítico. De todo jeito, surgem algumas possibilidades e aqui segue uma lista de contatos:

A Prefeitura tem projetos solidários de coleta seletiva. Pode-se ligar para o famoso 156 ou ligar diretamente na LIMPURB - Departamento de Limpeza Urbana, nos telefones 3229-3666 / 3229-3293 / 3328-2888 / 3328-2836. E-mail limpurb@sac.prodam.sp.gov.br.
O site é http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/servicoseobras/limpurb/

Outra possibilidade são organizações de catadores. O problema é que poucas tem infra-estrutura para garantir coletas periódicas. E o ideal é contatar cooperativas próximas à sua residência. No contato com as organizações o Instituto Rede Cata Sampa - http://www.catasampa.org/ pode intermediar, ligar para o telefone 3361-4006 e falar com Esther ou pelo e-mail csparcerias@uol.com.br.
O Movimento Nacional de Catadores - http://www.movimentodoscatadores.org.br/ também faz essa ponte, pode-se ligar no telefone 3399-3475 e falar com Davi ou Débora.

Existem empresas privadas que fazem estas coletas, conheço uma chamada Loga, não sei como funciona, mas o zelador do meu prédio tinha me arrumado o telefone um tempo atrás: 2165-3584, falar com Damião ou Luizinho. Parece que eles também disponibilizam containeres, mas por ser uma empresa privada creio que cobrem pelos serviços.

Façamos nossa parte, o Planeta agradece!
Abraços,
Julio Pinhel.

Como encaminhar os resíduos para a coleta seletiva


Nenhum comentário: