quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Priscila Kirsner e Al Gore



Mudanças Climáticas podem ser tanto um efeito de processos naturais como decorrentes da ação humana. Porém de um tempo para cá temos questionado nossas ações inpensadas e reações da natureza, que tem batido record de desastres naturais. Apesar de falarmos pouco sobre o tema, a atenção para isso tem aumentado cada vez mais. Os efeitos sociais, econômicos e ambientais das mudanças climáticas apresentam-se como grandes desafios desta e das próximas gerações.

No mês de outubro tivemos 2 eventos importantes em São Paulo, que trataram principalmente de mudanças climáticas e a conferencia para Copenhagen.

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) recebeu no mês de outubro o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, que debateu com empresários, ambientalistas e lideranças políticas seu “pensamento verde”. Al Gore, ganhador do Nobel da Paz de 2007 é referência no mundo ambiental principalmente por seu documentário “Uma verdade Inconveniente” que repercutiu o mundo inteiro.

O norte-americano evitou criticar o desmatamento da Floresta Amazônica, ao reconhecer que os Estados Unidos têm muitos problemas relacionados ao meio ambiente. Entretanto, enfatizou que os brasileiros precisam reconhecer que a floresta tem outros valores além do da madeira. “A crise climática representa uma emergência planetária e um desafio para nossa inteligência moral”, afirmou Al Gore.

Na discussão, Al Gore destacou alguns problemas que devemos dar mais atenção: o processo de tornar fértil novamente o solo utilizado para a agricultura é o que garantirá sustentabilidade; o aumento da população mundial, e principalmente o modo de pensar, que contempla horizontes no curto prazo, seja na política, economia, cultura, mídia etc.

Um comentário:

Anônimo disse...

Como posso conseguir vídeos para educação ambiental. Estou implantando uma coleta seletiva e não é fácil encontrar bons vídeos.

Aproveito para parabenizar o Blogger pela iniciativa e qualidade nas informações.

Alexandre
9226-7894