domingo, 27 de setembro de 2009

Maria do Socorro Lippi - geologia

Maria do Socorro Lippi faz trabalho em comunidade indígena. Eu acompanhei esta visita à tribo e fomos muito bem recebidas principalmente pelos indiozinhos =)



Maria do Socorro Lippi faz trabalho em comunidade indígena.

Socorro possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Santo Amaro (1984), graduação em Ciências Biológicas Bacharelado pela Universidade de Santo Amaro (1985), especialização em Ensino de Geociências pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (1996) e mestrado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2002).




Atualmente é professor adjunto - UNISA - Universidade de Santo Amaro (OSEC - Organização Santamarense de Educação e Cultura). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, preservação ambiental, educação ambiental - área de mananciais, ensino de ciências e biologia.

Entrevistei a Professora do programa Fiscais da Natureza, entrevista estará em breve no site para quem perdeu !



domingo, 20 de setembro de 2009

Roberto Costacoi - ONG Trevo


A ONG TREVO, sendo uma das pioneiras na coleta e reciclagem de resíduos de óleo e gordura de fritura, e cuja preocupação precípua continua a ser a preservação de nosso meio ambiente.

Com a criação da CETESB (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental) no dia 24 de Julho de 1968, e a consequente elaboração de uma política ambiental, impondo um rígido controle sobre a emissão de poluentes, originou-se a procura por serviços que auxiliassem as empresas, além de filtrar gases tóxicos, a dar destinação final adequada aos resíduos líquidos e sólidos.

Atualmente localizada no bairro da Moóca, Zona Leste de São Paulo, numa área de 1.500m2, dotada de tanques capazes de armazenar até 150 mil litros de produtos reciclados, a ONG TREVO coleta cerca de 250 toneladas por mês de resíduos em mais de 2 mil estabelecimentos cadastrados (Parceiros), entre restaurantes, empresas, hospitais, clubes e condomínios. Após a reciclagem, o óleo e gordura de fritura recuperados, são, em parte, destinados a indústrias químicas de diversos segmentos, e, com o restante, fabricamos um sabão em pedra de muito boa qualidade, eficaz não somente na lavagem de roupas, mas também na limpeza doméstica em geral.

Como reciclar

Nosso trabalho de reciclagem de óleos e gorduras de fritura é bastante simples: deixamos bombonas (tambores de plástico) com capacidade para armazenar até 50 litros de óleo de fritura, em grandes pólos geradores de resíduos, como bares, restaurantes, padarias, churrascarias, hotéis, motéis, hospitais, empresas, etc... Essas bombonas são identificadas com um rótulo, onde constam nossos telefones e nosso site para contato.

A freqüência das retiradas (semanal, quinzenal ou mensal) irá depender somente das quantidades de óleo e gordura gerados em cada ponto de retirada, e poderão ser feitas em toda a Grande São Paulo. Em condomínios e residências, que tendem a gerar menos resíduos de óleo de cozinha, solicitamos que os armazenem em recipientes plásticos, e, quando houver no mínimo 30 litros (quantidade necessária para cobrir custos de frete), basta que nos telefonem ou enviem um e-mail através de nosso site, que a coleta será efetuada.

E-mail: trevo@trevo.org.br
FONES: (011) 2061-3867 / 3531-2116

Site:
www.trevo.org.br

domingo, 6 de setembro de 2009

Marcelo Pavlenco - SOS Fauna

Marcelo Pavlenco e Priscila Kirsner



Conheça mais: http://www.sosfauna.org/
Nascido no município de Araraquara-SP, em 31 de maio de 1.963 (46 anos). Após morar nos estados de Minas Gerais e Goiás, onde seu pai era administrador de fazenda, veio para a capital paulista no início da década de 70, indo morar no distante bairro de Jardim Ângela, extremo sul da capital paulista.

Na metade da década meçou a se interessar pela problemática que envolvia a manutenção e o comércio de aves silvestres em cativeiro, o tráfico de animais.

Por morar em uma região onde havia uma incidência muito alta desta atividade criminosa, iniciou seu conhecimento em relação ao problema, vivenciando o mesmo.

Em 1.989, após realizar uma denúncia e não ter sido atendido de maneira satisfatória, deu início à um trabalho de conhecimento do problema em todas as suas manifestações, realizando sempre em conjunto com as autoridades uma série de trabalhos de repressão ao comércio ilegal de fauna silvestre, o que atualmente se transformou em um serviço de inteligência, coroado por inúmeras apreensões de grande porte, tendo a maior ocorrida em 2003, onde uma carreta com mais de QUATRO MIL ANIMAIS foi apreendida pela Policia Civil de São Paulo.

Não contente com a destinação dada pelos órgãos governamentais à fauna silvestre apreendida, começou a trabalhar idéias objetivando o regresso à natureza dos animais silvestres objeto de apreensões, em sua grande maioria, aves, nascendo ai o Projeto "De Volta pra Casa".

Atualmente continua exercendo atividades de campo em repressão ao tráfico de fauna silvestre, bem como atua em primeiros socorros, recuperação e reabilitação de fauna silvestre apreendida, para posterior reintegração em vida livre quando existir condições sanitárias e biológicas para tal procedimento. Em 2000 fundou a SOS Fauna, uma das únicas, se não a única ONG brasileira que trabalha a questão do tráfico de animais como um todo, operando em suporte às autoridades, sete dias por semana, 24 horas por dia.

A SOS Fauna atualmente tem sede em Juquitiba-SP desde 2004.