domingo, 6 de setembro de 2009

Marcelo Pavlenco - SOS Fauna

Marcelo Pavlenco e Priscila Kirsner



Conheça mais: http://www.sosfauna.org/
Nascido no município de Araraquara-SP, em 31 de maio de 1.963 (46 anos). Após morar nos estados de Minas Gerais e Goiás, onde seu pai era administrador de fazenda, veio para a capital paulista no início da década de 70, indo morar no distante bairro de Jardim Ângela, extremo sul da capital paulista.

Na metade da década meçou a se interessar pela problemática que envolvia a manutenção e o comércio de aves silvestres em cativeiro, o tráfico de animais.

Por morar em uma região onde havia uma incidência muito alta desta atividade criminosa, iniciou seu conhecimento em relação ao problema, vivenciando o mesmo.

Em 1.989, após realizar uma denúncia e não ter sido atendido de maneira satisfatória, deu início à um trabalho de conhecimento do problema em todas as suas manifestações, realizando sempre em conjunto com as autoridades uma série de trabalhos de repressão ao comércio ilegal de fauna silvestre, o que atualmente se transformou em um serviço de inteligência, coroado por inúmeras apreensões de grande porte, tendo a maior ocorrida em 2003, onde uma carreta com mais de QUATRO MIL ANIMAIS foi apreendida pela Policia Civil de São Paulo.

Não contente com a destinação dada pelos órgãos governamentais à fauna silvestre apreendida, começou a trabalhar idéias objetivando o regresso à natureza dos animais silvestres objeto de apreensões, em sua grande maioria, aves, nascendo ai o Projeto "De Volta pra Casa".

Atualmente continua exercendo atividades de campo em repressão ao tráfico de fauna silvestre, bem como atua em primeiros socorros, recuperação e reabilitação de fauna silvestre apreendida, para posterior reintegração em vida livre quando existir condições sanitárias e biológicas para tal procedimento. Em 2000 fundou a SOS Fauna, uma das únicas, se não a única ONG brasileira que trabalha a questão do tráfico de animais como um todo, operando em suporte às autoridades, sete dias por semana, 24 horas por dia.

A SOS Fauna atualmente tem sede em Juquitiba-SP desde 2004.


2 comentários:

Unknown disse...

É.... VAMOS COMBATER O TRAFICO , SE NINGUÉM COMPRA....NINGUÉM VENDE .... NINGUEM CAÇA...ASSIM FAREMOS ALGO , PELA NATUREZA !!!!

Fiscais da Natureza disse...

é isso aiiiii Waldirce!!